Duas turistas americanas de férias no México, dispostas a fazer no outro país o que não têm coragem de fazer em casa. É assim que as irmãs  Kate (Claire Holt) e Lisa (Mandy Moore) resolvem sair com dois rapazes mexicanos desconhecidos que as convidam para mergulhar em uma gaiola de metal em alto mar para nadar com tubarões. A medrosa e sensata Lisa fica receosa, mas a irmã a convence a fazer o passeio, afinal, imagina a inveja que o ex dela sentiria ao ver as fotos que ela ia postar? Sim, é com esse argumento que elas entram na gaiola (enferrujada, de um barquinho mequetrefe totalmente suspeito, mas ainda assim elas entram).

Embora o argumento do filme seja fraco, ele dura apenas os quinze minutos iniciais e, tão logo as meninas entram na água, começa a tensão. O combinado era descer apenas 7 metros e tomar uns sustinhos com os tubarões (enormes!), porém (lógico!) algo dá errado, a corda solta e a gaiola acaba descendo até o fundo do oceano – 47 metros abaixo da superfície. É quando começa o suspense: onde estão os caras do barco? Eles são bonzinhos ou malvados? Como elas vão sair dessa? E os tubarões?

O ponto forte desse suspense não chega nem ser os animais dentudos, muito embora eles sejam de fato assustadores e bem feitos; a tensão maior gira entorno do iminente fim do oxigênio do cilindro que elas usam para respirar. Esse detalhe é muito mais ameaçador e terrível do que a possibilidade de um tubarão arrancar sua cabeça – lembrem-se que mesmo lá embaixo elas continuam dentro da gaiola e estão pensando como fazer para sair dali. Então, imaginem um cenário de um pouco mais de uma hora com duas garotas olhando o cronômetro o tempo todo e vendo o ponteiro do ar diminuir cada vez mais… Angustiante!

“Medo Profundo” promete tubarões, mas a tensão é muito maior que isso. Filme para sair da monotonia dos blockbusters, mas não recomendado para quem (como eu) é claustrofóbico. 😀

Por Janda Montenegro

(escritora, mestranda em Literatura Brasileira pela UFRJ, apresentadora do canal Cabine Secreta no Youtube)

btn_donateCC_LG

Anúncios