De Pernas Pro Ar 3

patreon_mensagem-600x265
2019. De Júlia Rezende. Com Ingrid Guimarães, Samya Pascotto, Maria Paula, Bruno Garcia, Eduardo Melo e Cauã Reymond.

Nove anos após a chegada do primeiro longa, a série de filmes comandada pela atriz Ingrid Guimarães chega ao seu terceiro filme, em um longa mais maduro que seus anteriores, que dialoga com temas atuais e mostra uma evolução dentro da franquia. O humor soa mais orgânico dentro das situações. fora alguns exageros pontuais, o filme é bem redondinho, provando que a chegada da diretora Julia Resende fez muito bem a produção.

Alice Segretto (Guimarães) está de volta e agora consolidada como uma das maiores empresárias do mundo no ramo de sex-shop. Após rodar o mundo em detrimento da família, ela decide sair do mercado e deixa sua mãe no comando das empresas. Agora, buscando se encontrar em sua nova realidade, ela vê uma jovem surgir no mercado com um produto virtual inovador, incomodada com a concorrência e com sua inatividade, ela precisa lidar com essa situação.

É bem verdade que os conflitos dos três filmes são bem parecidos e a protagonista Alice parece não ter aprendido muito com suas experiências. Apesar de extremamente bem sucedida, seus conflitos internos e familiares são basicamente os mesmos do longa original, essa falta de desenvolvimento incomoda, mas o roteiro escrito pela própria Ingrid Guimarães, junto a Rene Belmonte e Marcelo Saback cria situações  mais reais, fugindo dos exageros das comédias nacionais recentes.

O humor é muito presente, mas tudo harmonizado com as situações, não é humor pela necessidade de fazer rir de qualquer jeito, tratando a questão familiar com mais maturidade, mostrando a protagonista perdida, tendo de lidar com seus filhos que cresceram  em sua ausência e principalmente sua relação com seu filho Paulinho (Eduardo Melo) funciona na questão do conflito de gerações, um dos temas centrais do filme.

Nesse tema, a personagem que agrega muito ao filme é Leona (Samya Pascotto), uma jovem que surge como uma fã e rapidamente se torna a grande novidade no mercado e no seio familiar. A personagem funciona como uma Alice jovem, as duas dividem aspectos de personalidade muito parecidos, mas o roteiro acerta ao não tornar Leona uma vilã ou cópia ruim da protagonista. Leona tem personalidade, a atriz Samya é muito carismática, tornando a personagem um elemento forte dentro da trama.

A dinâmica entre as duas funciona e essa química é primordial, pois Leona funciona como o agente transformador da protagonista. É ela quem estimula Alice a retornar ao mercado e há rever seu filho como o jovem que se tornou. Existem alguns exageros, mas é a personagem mais importante depois da protagonista.           

Sob a direção de Julia Rezende (Como é Cruel Viver Assim), é um alívio assistir uma comédia que foge dos elementos mais cafonas que habitualmente permeiam esse tipo de produção. A diretora faz um trabalho mais cuidadoso e sóbrio, dando espaço para os atores e para o texto, não tentando criar gags visuais com seu trabalho. É uma direção convencional, mas equilibrada, fugindo dos exageros.

Contando com bons diálogos e momentos dramáticos convincentes, o filme tem um último ato problemático, que traz algumas soluções fáceis, característica bem comum nesse tipo de produção. São conflitos construídos por todo o filme que se resolvem rapidamente em função do final agradável. Se trata de uma comédia, é uma convenção do gênero que acaba agindo contra a produção, mas não prejudica a experiência.

De Pernas Pro Ar 3 é um ponto fora da curva, uma comédia equilibrada, que foge dos excessos, traz personagens carismáticos dentro de um contexto crível e aborda temas atuais como o feminismo e a modernidade de maneira agradável. Que nossas comédias se permitam funcionar como filme e não em função única de levar o espectador ao riso fácil. Julia Rezende e Ingrid Guimarães conseguiram, sem precisar abrir mão do humor ou do mínimo de coerência.   

Felipe Fernandes

Curta nossa página no Facebook, Youtube, Twitter e Instagram e participe! Deixe sua opinião sobre o filme neste post ou nos mande um e-mail dizendo se concorda ou discorda da gente, deixando sua sugestão ou crítica: contato@ratosdecinema.com.

catarse LOGO
Patreon_LOGO
Padrim_LOGO
Essa imagem tem um atributo alt vazio; o nome do arquivo é ratosdecinema
Você já conhece o PRIME PASS.?
Essa imagem tem um atributo alt vazio; o nome do arquivo é card-affinibox.jpg

Curta nossa página no Facebook, Youtube, Twitter e Instagram e participe! Deixe sua opinião sobre o filme neste post ou nos mande um e-mail dizendo se concorda ou discorda da gente, deixando sua sugestão ou crítica: contato@ratosdecinema.com.