Bad Boys Para Sempre

(Bad Boys For Life, 2019), de Bilall Fallah e Adil El Arbi. Com Will Smith, Martin Lawrence, Vanessa Hudgens, Alexander Ludwig, Charles Melton, Paola Núnez, DJ Khaled e Joe Pantoliano

Buddy cop é um estilo de filme policial em que dois parceiros de estilos e personalidades conflitantes, precisam vencer suas diferenças para resolver crimes. Esse estilo se popularizou na década de 80 com a franquia Máquina Mortífera e em meados da década de 90, outro filme chamou a atenção do público.

Lançado em 1995, Bad Boys repete a fórmula mas usando dois atores e comediantes, Will Smith e Martin Lawrence (ambos em ascensão na carreira) e conseguem um grande sucesso, tendo uma bem sucedida continuação em 2003.

Dezessete anos depois, os detetives Mike Lowrey e Markus Burnett estão de volta em uma nova missão, com todos os elementos dos filmes anteriores, mas agora com uma trama de vingança que vai mais fundo nas histórias dos personagens, trazendo uma carga dramática mais pesada e interessante para a franquia.

Na trama, um misterioso motoqueiro vêm matando várias autoridades e Mike Lowrey está na mira do assassino. Junto a seu parceiro e uma recém criada força de elite da polícia de Miami, eles precisam deter o assassino antes que ele chegue em Lawrey.          

Um dos maiores trunfos do filme é o de conseguir criar um vilão que pareça realmente perigoso, com uma motivação muito simples, mas que funciona dentro da produção. O roteiro escrito pelo experiente Joe Carnahan (Narc) junto a dois parceiros,  tem uma trama de motivações simples (mesmo que clichês), que vão além da busca por dinheiro e poder dos filmes anteriores e são eficientes em manter a tensão crescente durante o filme.

Com os atores já na casa dos 50 anos, o filme trabalha o inevitável clichê dos policiais já sofrendo com a idade, que já discutem aposentadoria e suas reais capacidades de manter o ritmo de outrora. O filme consegue ser uma mistura mais equilibrada dos anteriores, trazer o humor do primeiro e misturar com a ação mais intensa do segundo.

A obra também estabelece uma equipe de coadjuvantes que funcionam meramente como apoio e, se não têm o mínimo desenvolvimento, ao menos a química entre eles e os protagonistas funciona, criando um grupo diferente, mas interessante de se acompanhar.

Bad Boys Para Sempre conta com algumas reviravoltas. Uma que surge como ponto de virada para o terceiro ato (sem spoilers) é absurda e desnecessária e o filme parece entender isso ao fazer várias piadas com a bizarrice daquilo tudo. Fica clara a intenção de trazer uma nova leva de sensações para os protagonistas. Dramaticamente é o filme mais intenso e os realizadores tomam algumas decisões até corajosas, já que sempre foi claro que Mike é o protagonista da franquia. Nesse capítulo isso se escancara de vez.

Dirigido pela dupla de diretores belgas Adil El Arbi e Bilall Fallah, o filme tem um bom ritmo e conta com cenas de ação bem dirigidas, que se não inovam, ao menos são compreensíveis e empolgantes, derrapando em alguns momentos de CGI bem fracos, principalmente na cena final.

Os protagonistas Will Smith e Martin Lawrence conseguem recriar a química dos filmes anteriores, um elemento fundamental para o estilo Buddy Cop e se saem muito bem tanto nas cenas de ação, como nas de humor. É sempre divertido ver os dois juntos e mesmo que o filme mantenha o drama da separação dos dois (presente em todos os filmes), eles passam mais tempo juntos em tela, não repetindo um dos problemas do primeiro filme por exemplo.

Bad Boys Para Sempre é um filme agradável, com boas piadas, boas cenas de ação e alguns dos melhores momentos da trilogia. A mudança de diretor e algumas escolhas do roteiro trouxeram algumas boas novidades que quase são desperdiçadas por um terceiro ato desastroso. É um filme eficiente em sua proposta e coerente com os anteriores, só não precisamos esperar mais 17 anos por um quarto filme, pois tenha certeza, ele vêm. 

Felipe Fernandes

Deixe sua opinião sobre o filme neste post ou nos mande um e-mail dizendo se concorda ou discorda da gente, deixando sua sugestão ou crítica: contato@ratosdecinema.com.

Assine nosso canal e tenha benefícios exclusivos!

catarse LOGO
Patreon_LOGO

Além disso, não deixe de curtir nossa página no Facebook, Youtube, Twitter e Instagram e participar!Nenhum bloco selecionado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s