Oscar 2020: Curta de Animação

Os curtas de animação indicados ao Oscar 2020 trazem histórias variadas, mas principalmente trazem estéticas diferentes. São filmes comoventes que com pouco tempo e poucos diálogos conseguem encantar na misturas visuais e temáticas.

Dcera (Daughter) – República Tcheca

É um filme sem diálogos que trata a relação entre uma menina e seu pai e aborda as oportunidades perdidas com coisas do cotidiano. O filme é um stop motion, com um visual muito bonito e as texturas dos personagens trazem uma densidade muito bem vinda a obra. Seus personagens parecem saídos diretos de uma pintura e o filme têm uma fotografia agitada, a câmera está sempre em movimento, como se estive instável, um tipo de efeito que eu nunca havia visto em um stop motion.

Hair Love – USA

É a animação com estilo mais tradicional e traz a história de uma menina e seu pai que precisam arrumar o cabelo dela para um importante evento. É um filme bem simples, mas muito alegre e emocionante, fala de família e aceitação. Acredito que seja o grande favorito ao prêmio.

Kitbull – USA

Esse filme faz parte de um projeto da Pixar chamado Pixar Sparkshorts, que visa descobrir novos talentos e novas formas de contar histórias. O filme é uma animação no estilo do estúdio e trata da relação de um gato de rua que divide um quintal com um recém chegado cachorro. Bem divertido e bonito, é o de maior apelo infantil entre os concorrentes.

Mémorable – França

O filme conta a história de um pintor, já senhor de idade, que têm um senso de humor muito particular e sofre de uma doença (que o filme não deixa clara) que faz com que ele perca a noção da realidade. O filme usa a técnica do stop-motion e tem um estilo muito bonito, em alguns momentos lembra até as obras de Vincent Van Gogh. É de longe o filme com mais diálogos dos indicados e faz uso de elementos abstratos para apresentar a visão de mundo do personagem. Contando com um desfecho lindo, esse curta merece ser visto e é um forte candidato.

Sister – China/EUA

Essa produção é mais um stop-motion, mas aqui a estética é voltada para algo mais artesanal, seus personagens parecem criados com algodão e linhas e narra a relação entre dois irmãos. O filme têm uma linda trilha sonora e uma narração precisa que dá um toque pessoal a história. Um lindo filme que termina te deixando um nó na garganta.