Nova York Contra a Máfia (Netflix)

(Fear City: New York vs The Mafia, 2020), documentário.

John Gotti, Toni Gordo, Genovesi, Castellano. Quem gosta de filmes de gangsteres ou acompanha a história da Máfia no cinema está acostumado a ouvir certos nomes ao longo dos anos. A verdadeira história dos mafiosos mais notórios dos EUA ganha um novo e mais esclarecedor capitulo na minissérie Nova York Conta a Máfia que chegou na Netflix no dia 22 de junho.

A produção apresenta diversas entrevistas com os próprios mafiosos, agentes do FBI, advogados e até o então procurador geral Rudolph Giuliani, apoiados por centenas de provas incluindo gravações inéditas captadas por diversas escutas durante anos de investigação.

A trama não busca a origem da organização ou escolha da cidade como central (para isso, recomendo o clássico O Poderoso Chefão – Parte 2, de Coppola). O foco aqui são os violentos anos 70 e 80, culminando nas prisões e julgamentos dos chefões, em um dos casos mais famosos do FBI.

Aqui, a história da cidade se confunde com a história da organização criminosa. Por isso, não é exagero dizer que existem diversos filmes dentro desta série em 3 partes; desde os pequenos golpes até divertidas anedotas do FBI de como conseguiram enganar os mafiosos e plantar escutas em suas casas e carros. No entanto, tudo serve para construir um melhor entendimento de como a lei americana permitiu o indiciamento das cinco grandes família em um grande caso de estelionato, extorsão e assassinato. 

Aqueles que estiverem familiarizados com a filmografia de Scorsese, DePalma, Coppola e muitos outros, certamente vão se sentir em território familiar, visto que muitos dos casos e acontecimentos relados aqui inspiraram diversos filmes de sucesso como Os Bons Companheiros, Sob Suspeita, Cassino, Máfia no Divã, Donnie Brasco, e mais recentemente O Irlandês.  

Algumas críticas americanas apontam que Fear City (no original) é relativamente incompleto, ignora alguns fatos e personagens emblemáticos ou não traz nenhum fato novo e relevante para esta história (um argumento que discordo em absoluto). A grande questão aqui é que para muitos americanos (e mais ainda para os nova iorquinos) a trama do filme pode realmente não ser tão surpreendente assim. Muitos viveram e lembram os acontecimentos como parte de sua própria história.  

Mas para cinéfilos e curiosos de outras partes do mundo (como este que vos escreve), há muito do que se tirar de Nova York Contra a Máfia. Como um carioca e vizinho da Cidade de Deus dos anos 80, reconstituída brilhantemente no filme de Fernando Meirelles de 2003, sempre expliquei aos amigos que aquela produção conversa comigo diferente de quem não vivenciou, cresceu, ou ouviu aqueles nomes durante anos.

Para cada um, a vivencia revela uma nova experiência. Aqui não é diferente. Mas seja para quem este documentário for endereçado, tenho certeza que após assisti-lo, você nunca mais assistirá um filme do gênero, baseado-em-fatos-reais, da mesma forma.

O fascínio pelo tema fala por si só há várias décadas e ressoa em diversos continentes. A minissérie vem para esclarecer não só fatos que cansamos de assistir em noticiários, filme, séries e até games, mas também uma parte dos conceitos do sucesso e da história – não só da Sicília ou de Nova York, mas até do próprio Brasil dos dias atuais. E as manchas nas calçadas podem ser apagadas mas nunca esquecidas em nossas sociedades.

Marcelo Cypreste

Deixe sua opinião sobre o filme neste post ou nos mande um e-mail dizendo se concorda ou discorda da gente, deixando sua sugestão ou crítica: contato@ratosdecinema.com.

Assine nosso canal e tenha benefícios exclusivos!

catarse LOGO
Patreon_LOGO

Além disso, não deixe de curtir nossa página no Facebook, Youtube, Twitter e Instagram e participar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s