No dia 27 de janeiro, o Festival de Berlim anunciou seus indicados a melhor série de tv e pela primeira vez duas séries da América latina estão entre os indicados, sendo uma delas brasileira, estamos falando da produção original do Canal Brasil Os últimos dias de Gilda.
A minissérie estreou no fim de 2020 e é inspirada em um monólogo teatral de Rodrigo de Roure. Interpretada nos teatros pela atriz petropolitana Karine Teles (Benzinho, Bacurau), que junto a seu habitual parceiro Gustavo Pizzi (Benzinho), adaptaram o monólogo para a tv em uma minissérie bem curtinha, são quatro capítulos de meia hora que tratam de temas como aceitação, empatia, liberdade sexual e intolerância religiosa.
Na trama, Gilda (Karine Teles) é uma mulher bem resolvida, que leva a vida com alegria e liberdade. Cozinheira de mão cheia, ela está sempre com roupas coloridas, tem orgulho do seu corpo e tem vários parceiros sexuais, com os quais mantém relações saudáveis, sem exclusividade, participa de uma religião de matriz africana e busca levar sua vida sem interferir com a vida de ninguém.
Vivendo em uma comunidade na periferia do Rio de Janeiro que é essencialmente formada por evangélicos, ela começa a ter problemas com seus vizinhos quando um deles se torna candidato a vereador pelo partido apoiado pela igreja, mas Gilda não aceita que sejam colados cartazes do candidato em suas paredes.
Esse pequeno ato dá início a uma série de conflitos com a comunidade, situação agravada com a chegada de uma milícia que tem ligações com a igreja e usa da violência para impor seu domínio e religião.
A série se passa inteira dentro dessa pequena comunidade, tem um ritmo mais cadenciado e mistura bem a leveza da personagem com temas pesados, mas a força da série reside no texto e principalmente na atuação da protagonista Karine Teles, que tem em Gilda uma personagem extremamente marcante.
A minissérie está disponível no Globoplay e no Canal Brasil.
Felipe Fernandes
Deixe sua opinião sobre os filmes neste post ou nos mande um e-mail dizendo se concorda ou discorda da gente, deixando sua sugestão ou crítica: contato@ratosdecinema.com.
Assine nosso canal e tenha benefícios exclusivos!

Além disso, não deixe de curtir nossa página no Facebook, Youtube, Twitter e Instagram e participar!