As Lendas de Cidade Invisível

Chegou recentemente ao catálogo da Netflix uma série brasileira que tem chamado a atenção do grande público, inclusive no exterior (a série está no top 10 em mais de 60 países), estamos falando de Cidade Invisível.

O Folclore Brasileiro Ganha as Telas

Escrita por um time de 10 roteiristas, dirigida pela dupla Júlia Pacheco Jordão (Hard) e Luis Carone (O pico da neblina) e criada por Carlos Saldanha (Rio), a série traz uma proposta diferente dentro do audiovisual nacional. É uma série de suspense que traz várias lendas do folclore brasileiro para o centro de uma trama de mortes e mistérios envolvendo uma comunidade na área da mata que resiste contra as tentativas de uma multinacional que quer comprar a área para fins desconhecidos.

No meio disso tudo se encontra Eric (Marco Pigossi), um policial ambiental que acabou de perder a esposa em uma situação estranha que ocorre dentro da comunidade. Ao investigar o crime, ele se depara com todo um mundo de criaturas e possibilidades que ele julgava não existir e agora ele precisa adentrar esse mundo de mistérios e magia para desvendar toda a situação.

Com o andamento da trama, pouco a pouco vamos sendo apresentados a diversas lendas do folclore brasileiro que ganham algumas adaptações, mas quais são essas lendas ?

O Folclore em Cidade Invisível

Cuca

Image result for cidade invisível netflix alessandra negrini

No folclore a Cuca é uma bruxa com cabeça de jacaré que rapta crianças desobedientes. Sua versão mais famosa é a do Sítio do Pica pau amarelo. Aqui ela é Inês (Alessandra Negrini), que não tem cabeça de Jacaré, mas se transforma em borboletas e tem uma espécie de poder telepático.

Saci-Pererê

Image result for cidade invisível netflix Wesley

A lenda mais famosa de nosso folclore leva o nome de Isac (Wesley Guimarães), um malandro que caminha pelo Rio de janeiro pregando peça nas pessoas, característica igual a do folclore. É um personagem importante na trama.

Curupira

Image result for cidade invisível netflix Curupira

Outro famoso personagem do nosso folclore, é conhecido como guardião ou demônio da floresta. É descrito como um índio pequeno que tem os pés virados para trás (forma pela qual ele engana seus perseguidores) e cabeça flamejante. Na série ele leva o nome de Iberê (Fábio Lago) e vive disfarçado pelas ruas do Rio de janeiro.

Iara

Image result for cidade invisível netflix Camila

Também conhecida como a lenda da Mãe D´água, Iara é uma lenda de origem indígena e se trata de uma sereia que seduz os homens pelo seu canto, característica presente na série. Ela atende pelo nome Camila (Jéssica Córes) e é uma importante personagem dentro da trama.

Tutu

Image result for cidade invisível netflix Tutu

Provavelmente a lenda menos conhecida do grande público, Tutu Marambá é uma lenda de origem africana e se trata de um ser devorador, mas sem uma forma definida. Na série, ele é interpretado por Jimmy London (Vocalista do extinto Matanza) e ganha uma forma que é uma espécie de mistura de porco espinho com porco do mato.

O Boto

Image result for cidade invisível netflix O boto

Outra lenda de origem indígena, o Boto é um ser que sai das águas em forma de homem nas noites de lua cheia (geralmente no período das Festas Juninas), seduz a moça solteira mais bonita da festa, a leva para as águas, a engravida e depois foge. Na série ele ganha o nome de Manaus (Victor Sparapane) e tem características muito similares as da lenda.

Corpo seco

A lenda conta que se trata de um homem muito mal, que após sua morte, nem Deus, nem o Diabo aceitaram sua alma, o forçando a viver vagando pela terra e assombrando as pessoas. Na série ele não tem um corpo físico e tem o dom de possuir as pessoas para cometer atos terríveis.

O futuro…

A série tem 7 capítulos e pelo sucesso que vêm fazendo é seguro acreditar que logo teremos uma segunda temporada, onde espero que novas lendas sejam exploradas e apresentadas, enriquecendo e difundindo nosso incrível folclore.

Disponívek: Netflix

Deixe sua opinião sobre os filmes neste post ou nos mande um e-mail dizendo se concorda ou discorda da gente, deixando sua sugestão ou crítica: contato@ratosdecinema.com.

Assine nosso canal e tenha benefícios exclusivos!

catarse LOGO

Além disso, não deixe de curtir nossa página no Facebook, Youtube, Twitter e Instagram e participar!

Um comentário em “As Lendas de Cidade Invisível

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s