Curtas Metragens do Oscar 2021

O Oscar 2021 está chegando e o Ratos de Cinema traz as críticas de quase todos os curta-metragens indicados ao grande prêmio do cinema. Os curtas são tradicionalmente divididos em três categorias, são elas Live-action, documentário e animação, são filmes de diferentes partes do mundo, que esse ano compõe uma temporada de filmes fortes que abordam temas atuais e relevantes. 

Melhor curta metragem Live-action

Dois Estranhos

Crítica: 'Dois Estranhos', da Netflix, é curta-metragem certeiro sobre  violência policial

Nas minhas aula eu falo frequentemente de como você pode pegar uma história batida e transformar ela em algo minimamente original. Dois estranhos é um excelente exemplo que se encaixa perfeitamente no meu comentário. 

O filme conta a história de Carter (Joey Bada$$), um jovem artista negro que acorda na casa de sua ficante e ao tentar voltar pra casa é parado pela polícia e na confusão acaba morrendo, entrando em um looping temporal em que todos os dias ele acorda na casa da ficante e precisa achar novas soluções para escapar dessa situação.  

Conseguindo juntar entretenimento e denúncia em uma dinâmica batida, mas interessante, com um protagonista carismático em uma história que expõe a ferida na sociedade americana e digo de lá, pois é de o de vêm o filme, mas poderia ser de qualquer lugar.

A situação diária dos negros com a polícia, as tentativas de diálogo e a incansável busca de uma solução que parece não existir. Um filme relevante, atual, que provoca a reflexão através de uma ideia que já foi usada de diversas formas, mas nunca com esse objetivo.

Disponível: Netflix

Feeling Through

Feeling Through | Drama Short Film | Omeleto

Tereek (Steven Prescod) é um jovem que não tem local para dormir e enquanto procura um local junto a seus amigos, ele encontra Artie (Robert Tarango), um senhor cego e surdo que precisa de ajuda para pegar o seu ônibus. Desse ato de bondade surge uma relação que vai ensinar algumas lições ao protagonista.

Um filme singelo que conta o improvável encontro entre duas pessoas com diferentes problemas e necessidades, mas que lidam com elas de forma completamente diferentes. Duas pessoas que vencem os problemas de comunicação e conseguem em pouco tempo criar uma relação interessante que pelo menos em uma delas, vai deixar raízes. 

A atuação de Robert Tarango é impressionante e seu personagem tem uma forma particular de lidar com a vida que faz refletir.

Ao final o filme deixa uma sensação boa, dá até uma esperança.

The Letter Room

THE LETTER ROOM by Elvira Lind – Trailer - YouTube

Estrelado por Oscar Isaac, o filme conta a história Richard, um agente penitenciário que é remanejado para o setor que lida coma correspondência dos presos no corredor da morte. Tendo que averiguar todas as cartas em busca de qualquer material comprometedor, ele acaba se envolvendo na história de um dos presos. 

Um filme bem conduzido que trata da questão da privacidade da correspondência para falar da comunicação entre os presos e o mundo externo. Uma história de compaixão e das relações entre dois mundos completamente diferentes, onde os presos muitas vezes só tem essas mensagens como motivação e alegria.

The Present

About Netflix - Oscar-Nominated short-Film “The Present” will be streaming  on Netflix on March 18th

Uma produção anglo palestina que conta uma história na teoria muito simples. Um filme direto, que retrata a situação dos habitantes da região ocupada da Palestina, que precisam diariamente se submeter a passar por barricadas, sendo muitas vezes humilhados, para poderem realizar as atividades diárias mais básicas. 

Usando a compra de um presente de casamento como motivação, o filme narra a jornada de pai e filha, uma história que basicamente mostra uma ida ao mercado e ganha ares de jornada devido a situação da ocupação. 

A grande força do filme é a atuação Saleh Bakri, em uma atuação poderosa que transborda naturalidade e revolta, dentro de um personagem cansado, que entende sua situação, mas está no seu limite.

Disponível: https://vimeo.com/ondemand/thepresentfarahnabulsi

White Eye

Israeli short film 'White Eye' focusing on African migrants nominated for  Oscar | The Times of Israel

Produção israelense que conta a história de Omer (Daniel Gad), um jovem que encontra sua bicicleta roubada e ao tentar recuperá-la vai se envolver em uma situação que vai fazer com que ele questione seu senso de humanidade.  

Um filme que se passa inteiro em uma esquina e através de uma situação delicada vai ganhando camadas e confronta de forma direta temas como justiça, consequências e arrependimentos. O filme surpreende em seu desenvolvimento e fica com o espectador após a exibição.

Disponível: https://tportmarket.com/films/white-eye/?shareID=WhiteEye#

Palpite do Ratos: Dois Estranhos

Pela temática e relevância do tema, acredito que Dois Estranhos leve o prêmio.

Melhor Documentário em Curta Metragem

A Concerto is a Conversation

Oscar 2021 | A Concerto Is a Conversation: um curta muito maior que sua  duração — HQzona

O filme é um diálogo direto entre o famoso compositor de trilhas Kris Bowers (que também dirige o filme) e seu avô Horace Bowers. Filmado em plano e contra plano com a câmera frontal aos personagens, com suas faces ocupando praticamente toda a tela, sendo que dificilmente os dois dividem o mesmo espaço de tela, uma proposta que põe avô e neto em lados distintos da conversa.

Essa dinâmica visual trabalha o grande tema do filme, a forma como as duas gerações da família precisaram lidar de formas diferentes com as mesmas questões, em tempos distintos e se hoje Bowers é um compositor requisitado em Hollywood, seu avô mostra que precisou vencer questões muito mais diretas para construir sua família e permitir a seu neto chegar hoje em sua posição.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é nota_3-cheese.png

Colette

Facebook Gets First-Ever Oscar Nomination for 'Colette' Documentary Short -  Variety

75 após a perda de seu irmão, Colette é convencida por uma estudante de história a visitar o campo de concentração onde ele perdeu a vida. Ela, que junto de sua família fez parte direta da resistência francesa contra os nazistas, se mostra uma mulher de personalidade forte, que ao mesmo tempo que não romantiza sua relação com o irmão e não tolera discursos bonitos buscando qualquer tipo de compaixão por parte dos alemães, se mostra uma sobrevivente, carregando cicatrizes que o tempo não vai apagar e sua visita ao local parece mais uma forma de se sentir de alguma maneira mais próxima ao irmão.

Um filme que consegue ser respeitoso e traz momentos de genuína emoção de duas mulheres, de diferentes gerações. Uma que revive o pesadelo da guerra e outra que busca aprender para não permitir que os erros passados se repitam.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é nota_35-cheese.png

Do Not Split

Field of Vision - Do Not Split on Vimeo

O documentário traz um olhar de dentro das manifestações que tomaram conta de Hong Kong em 2019 e 2020, na luta de moradores contra a lei de segurança Nacional imposta pelo governo Chinês. 

Trazendo imagens corajosas e dando voz aos manifestantes, o filme é importante por expôr toda a situação e mostrar a polarização entre os habitantes do território autônomo, que pertence a China. Apesar disso, o filme não traz nenhuma grande novidade ou informação sobre a situação, ficando claro que assim como as manifestações, a produção do filme foi diretamente afetada pela pandemia. 

Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=BpS-Y7ndNeQ

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é nota_35-cheese.png

Uma Canção Para Latasha

A Love Song For Latasha: Netflix Short Celebrates Black Girl's Life |  IndieWire

Um filme melancólico que mistura imagens antigas, algum experimentalismo e lembranças poderosas para contar a história de uma amiga de personalidade forte e com desejo de mudar sua realidade que partiu cedo, vítima de uma sociedade violenta e absurda que passados 30 anos, dá sinais muito tímidos de alguma melhora, mas que ainda vê diariamente meninas como ela serem assassinadas a troco de nada ou de 1,79.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é nota_35-cheese.png

Disponível: Netflix 

*O documentário Hunger Ward não está disponível, sendo o único dos indicados a não ter uma avaliação. 

Palpite do Ratos: Do not Split

Trata de forma muito direta as manifestações em Hong Kong, pode levar o prêmio pelo tom de urgência do filme.

Curta-metragem Animação

Genius Loci

2021 Oscar-Nominated Short Films: Animation' Review - Variety

Produção francesa obscura, que trabalha de maneira muito criativa um visual estilizado, que parece uma espécie de pesadelo lisérgico com estilo cubista. É a reprodução visual de uma bad trip, em um filme que joga com a intimidade de sua protagonista, em uma narrativa confusa e sem muito senso lógico, dois artifícios que são bem explorados em função do visual. 

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é nota_35-cheese.png

Opera

Erick Oh's 'Opera' nominated for Oscar in best animated short film category

Um curta ousado e de visual impressionante que retrata a história através do desenho de uma pirâmide que vai sendo mostrada pouco a pouco, com suas diferentes classes sociais, simbolismos religiosos, bélicos, são diversos detalhes e elementos dentro de uma estrutura em que a parte mais baixa sofre para fazer funcionar as partes superiores. História, religião e conceitos sociais se misturam em curta inteligente e deslumbrante.

Se Algo Acontecer… Te Amo

Oscars 2021: Netflix Reveals 3 Diverse, Social Action Animated Shorts |  IndieWire

Um curta muito triste que traz uma estética diferente, faz um jogo de cores e usa uma espécie de sombras para contar a história de um casal que não consegue mais dialogar e aos poucos vamos descobrindo que tudo aquilo é fruto de uma tragédia. Um curta emocionante, que é contado praticamente de trás pra frente e que ao final deixa um nó na garganta do espectador. 

Disponível: Netflix

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é nota_35-cheese.png

Toca

Burrow And The Van Make Live Action And Animated Short Film Shortlists

Curta animado da Pixar que conta a história de um coelho que busca criar seu espaço e para sua família, mas precisa lidar com alguns percalços. É o filme mais infantil entre os indicados e é o que tem uma animação mais tradicional, mas mantém o padrão de qualidade do estúdio. 

O filme é dirigido pela jovem Madelaine Sharafian e faz parte do projeto Sparkshorts, que prestigia novos talentos do estúdio em curta-metragens e surgiu para fomentar o catálogo do Streaming da Disney

Disponível: Disney+

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é nota_3-cheese.png

Yes People

Yes-People (2020) directed by Gísli Darri Halldórsson • Reviews, film +  cast • Letterboxd

Uma produção islandesa que conta o cotidiano de três famílias vizinhas que enfrentam questões do cotidiano. Buscando construir um certo humor, os personagens se expressam apenas pela palavra Já (sim), não importa qual seja a situação e o sentimento dos personagens. O filme tem algumas boas sacadas, mas é muito irregular e não surpreende, sendo o filme mais fraco entre os indicados. 

Palpite do Ratos: Se algo acontecer… te amo

Não é o melhor dentre os indicados, mas é um filme comovente de grande sucesso e frente a filmes de estilos tão diferentes, acredito que leve o prêmio por se conectar mais com o público.

Deixe sua opinião sobre os filmes neste post ou nos mande um e-mail dizendo se concorda ou discorda da gente, deixando sua sugestão ou crítica: contato@ratosdecinema.com.

Assine nosso canal e tenha benefícios exclusivos!

catarse LOGO

Além disso, não deixe de curtir nossa página no Facebook, Youtube, Twitter e Instagram e participar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s