Richard Donner – Um grande contador de histórias

Richard Donner, diretor de clássicos como o primeiro Superman, Os Goonies e a franquia Máquina mortífera faleceu hoje, aos 91 anos. Donner dirigiu diversos filmes de imenso sucesso, muitos deles constantemente lembrados pelo grande público.

Nascido em Nova York no ano de 1930, Richard Donner tinha desde pequeno o sonho de atuar. Seguindo seu sonho, atuou em algumas peças sem muito destaque. Nos anos 60 se mudou para a Califórnia, onde começou a trabalhar com filmes publicitários e institucionais. Trabalhou como assistente de direção e conseguiu uma oportunidade na tv, assumiu a direção e comandou episódios de séries como Letter to Loretta e Wanted: Dead or alive


No ano seguinte, dirigiu seu primeiro longa, Avião Foguete X 15 um suspense estrelado por Charles Bronson sobre a construção de um foguete espacial em plena guerra fria. Seguiu carreira na tv, onde trabalhou em diversas séries de extremo sucesso como Além da imaginação (dirigiu um dos episódios mais lembrados do público), O agente da UNCLE e Parry Mason. Só voltou a dirigir longas em 1970, com Uma dupla em ponto de bala, uma comédia sobre um casal dono de uma boate que se envolve com a máfia.  

The Omen': Richard Donner's Horror Classic Sailing the Profitable Waves of  Post-'The Exorcist' American Cinema • Cinephilia & Beyond


No início da década de 70 manteve o ritmo intenso de trabalhos para a tv até a metade da década, quando atingiu o sucesso em 1976 com o clássico do terror A profecia. O filme conta a história da família de um embaixador que está envolvida em mortes misteriosas e violentas, situação que pode estar relacionada ao filho adotivo do casal. Daí em diante, Donner se tornou um dos diretores mais bem sucedidos dos anos seguintes.

40 Rare and Amazing Behind the Scenes Photographs From the Making of  'Superman' (1978) ~ Vintage Everyday


Em 1978 realizou Superman: O filme,  a primeira adaptação dos quadrinhos, tida por muitos até hoje como um dos melhores filmes de super heróis. Um filme que fez um tremendo sucesso, eternizou Christopher Reeves como o homem de aço e se tornou outro clássico do final da década de 70.  Em 1980, voltou para a continuação do filme, mas por diversos problemas na produção, abandonou o filme com ele praticamente pronto. Em 2006, ele conseguiu lançar sua versão para o filme.  


Ainda em 1980, dirigiu Bar Max, longa que trata do suicídio, e só voltou a direção cinco anos depois, em um ano em que ele lançou dois de seus trabalhos mais queridos do grande público. O feitiço de Áquila, um filme de fantasia com Matthew Broderick, Rutger Hauer e Michelle Pfeiffer e conta a história de um casal que é amaldiçoado por um Bispo e precisa vencer o feitiço para se reencontrar. 

The Goonies' guide to the US Pacific Northwest | Goonies, Goonies house,  Film movie


O outro lançamento é a clássica aventura Os goonies, filme que marcou gerações e é lembrado com muito carinho. O filme conta a história de um grupo de amigos que encontram um mapa do tesouro e adentram um incrível mundo subterrâneo, onde vão enfrentar monstros e piratas para chegar ao tesouro. 


Em 1987, o diretor dá início a sua franquia mais famosa. Máquina mortífera marcou época e foi copiada à exaustão, com sua mistura de ação e comédia no estilo buddy cop. A franquia teve quatro filmes, todos dirigidos por Donner e transformou Mel Gibson e Danny Glover em uma das maiores duplas dos filmes de ação. 


Na década de 90 manteve a constância em filmes como o divertidíssimo western Maverick e os thrillers Assassinos com Sylvester Stallone e Antônio Banderas e Teoria da conspiração, filme que retomou sua parceria com Mel Gibson. 


Não dá pra pensar no cinema mainstream americano das décadas de 70, 80 e 90 sem falar de Richard Donner, um cineasta que realizou grandes filmes, produziu alguns dos maiores blockbusters do cinema e  transitou por diversos gêneros com grande desenvoltura, um contador de histórias na melhor acepção da palavra. 

Deixe sua opinião sobre os filmes neste post ou nos mande um e-mail dizendo se concorda ou discorda da gente, deixando sua sugestão ou crítica: contato@ratosdecinema.com.

Assine nosso canal e tenha benefícios exclusivos!

catarse LOGO

Além disso, não deixe de curtir nossa página no Facebook, Youtube, Twitter e Instagram e participar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s