A Natureza Humana e a Geração do Silêncio

(A quiet place: Part 2, 2020), de John Krasinski. Com Emily Blunt, Millicent Simmonds, Noah Jupe, Cillian Murphy, Djimon Hounsou e John Krasinski.

Papéis de Parede ID:1147900

Lançado em 2018, Um lugar silencioso conquistou o público com uma atmosfera pesada, trabalhada no silêncio, um aspecto pouco usual quando pensamos em cinema. Contando a história da família Abbott durante o apocalipse silencioso, o roteiro de John Krasinski acerta em uma história contida, um filme de situação que não expande a historia dos acontecimentos, focando totalmente na sobrevivência da família. 

Com um ano de atraso devido a pandemia, chega aos cinemas a segunda parte da história da família Abbott, que segue a história praticamente do mesmo ponto do encerramento da primeira parte e mostra a família tendo que seguir por um caminho desconhecido, onde eles vão descobrir que as criaturas não são o único perigo pelo caminho.

Papéis de Parede ID:1147896


O filme abre no passado, contando como foi o dia 1, que é o dia da chegada das criaturas. Uma sequência muito tensa, que traz algumas novas informações, sendo muito bem sucedida como introdução do filme, de alguns conceitos trabalhados pelo roteiro e em introduzir um personagem que será de suma importância para o filme.

Após a perda do patriarca e do seu lar nos acontecimentos finais da primeira parte, o filme segue a família em um momento de fragilidade. Se antes havia a segurança do lar preparado, cheio de planos de contingência, agora eles caminham em campo aberto, sem muita proteção.

Evelyn (Emily Blunt) segue com a incumbência de sozinha proteger os três filhos, sendo um deles um bebê. Ao adentrar a base de outro sobrevivente, o filme resgata o personagem da introdução, que traz consigo marcas de um mundo que abandonou qualquer traço de humanidade naquela situação extrema, um tema que  é mais narrado que de fato mostrado.

Papéis de Parede ID:1147887

Se em um primeiro momento a entrada de Emmett (Cillian Murphy) na história parece uma tentativa capenga do roteiro de Krasinski substituir seu personagem por outro homem, essa ideia é desconstruída ao longo do filme, principalmente devido a relação dele com Regan (Millicent Simmonds), a filha que desde a primeira parte herdou os interesses e a obsessão do pai na construção de defesas para proteção da família.

O filme é de fato uma passagem de bastão, Krasinski divide a história em duas narrativas que aumentam a tensão com sua montagem paralela e cria narrativas suficientes para que ele não precise expandir demais a mitologia daquele universo, tendo como protagonistas das duas histórias os dois filhos adolescentes do casal, mostrando que o futuro da espécie reside na nova geração. 

Papéis de Parede ID:1147889

O ponto mias incômodo do filme é a personagem Evelyn, vendida como o destaque do filme (não poderia ser diferente), a personagem praticamente não tem funcionalidade narrativa, sendo limitada a função de mãe protetora e a personagem não é uma completa decepção devido a entrega de Emily Blunt, que mais uma vez a interpreta com uma intensidade impressionante. 

Sem o fator surpresa do filme original, Um lugar silencioso: Parte 2 perde um pouco de sua tensão, mas a direção segura de Krasinski e as boas atuações seguram o filme, que não expande muito a mitologia daquele universo e tem um roteiro um pouco problemático ao trazer personagens precisando cumprir pequenos objetivos, quase como um game. O final traz um tom de esperança, elevado justamente pelo desfecho barulhento, o som de uma vitória em meio a todo aquele silêncio. 

Deixe sua opinião sobre os filmes neste post ou nos mande um e-mail dizendo se concorda ou discorda da gente, deixando sua sugestão ou crítica: contato@ratosdecinema.com.

Assine nosso canal e tenha benefícios exclusivos!

catarse LOGO

Além disso, não deixe de curtir nossa página no Facebook, Youtube, Twitter e Instagram e participar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s